Redação 14 de dezembro de 2018 | Atualização 15 de dezembro de 2023
Entender o que é a segurança patrimonial é o primeiro passo que o seu negócio precisa para a proteção de bens e de pessoas.
Você se preocupa com a proteção dos seus bens, certo? Por isso, para reforçar a sua proteção, a segurança patrimonial é a chave com diversas práticas e táticas que vão garantir que tudo fique bem com o seu patrimônio.
Com o aumento da criminalidade no Brasil, incidentes acontecem a todo momento e, infelizmente, ninguém está livre dos riscos de roubos, furtos e outros problemas.
Contudo, há um conjunto de medidas e práticas que têm por objetivo garantir a segurança de todo o seu bem patrimonial, como sua empresa ou residência. Essas práticas abrangem o que é conhecido como segurança patrimonial. Mas, você sabe na prática o que é a segurança patrimonial e qual a sua verdadeira importância? E, como garantir a segurança patrimonial? No texto abaixo esclarecemos todas as dúvidas.
O que é a segurança patrimonial?
Segurança patrimonial é a proteção de bens materiais de uma empresa ou indivíduo, como imóveis, equipamentos, mercadorias, dinheiro, documentos e outras propriedades.
Isso pode ser feito com medidas de:
- Monitoramento – a segurança patrimonial pode oferecer monitoramento 24 horas do local, garantindo a proteção dos bens mesmo fora do horário comercial;
- Controle de acesso – é possível garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao local, evitando a entrada de pessoas mal intencionadas;
- Vigilância – acompanhamento contínuo da rotina do empreendimento para verificar anormalidades e possíveis ações criminosas;
- Sistemas de alarme;
- Ações para prevenir roubos, vandalismo ou danos aos bens patrimoniais.
Em resumo, é uma forma de garantir a integridade dos ativos materiais e financeiros de uma organização ou pessoa.
Qual a importância da segurança patrimonial?
Há muito anos, com a teoria clássica de administração, Henri Fayol já defendia a indispensabilidade de sistemas competentes para a segurança de uma determinada empresa. Problemas como incêndios, assaltos, greves violentas, além de outras divergências, podem ser evitados com a contratação de uma empresa de segurança patrimonial para os seus negócios.
Os riscos de não contar com a segurança patrimonial
Agora que você já sabe o que é segurança patrimonial, você precisa entender também quais são os impactos negativos que não contratá-la pode causar ao seu negócio.
Além dos danos que poderão ocorrer com sua organização, a produtividade pode ser prejudicada, causando enormes prejuízos financeiros. Portanto, previna-se de todas essas intercorrências e trabalhe de maneira mais tranquila com o auxílio de uma empresa terceirizada de segurança patrimonial.
Como garantir a segurança patrimonial?
Antes de implementar uma segurança patrimonial eficiente, faça uma análise preliminar e considere os fatores que apresentam um maior risco na rotina da empresa.
Podemos dizer que esse processo deve ser feito por uma empresa especializada, com profissionais treinados. Estes são os fatores que a sua empresa precisa se atentar:
→ Avaliar os riscos;
→ Definir as medidas de segurança;
→ Contratar profissionais capacitados;
→ Estabelecer procedimentos de segurança;
→ Investir em tecnologia inteligente;
→ Atualizar e corrigir medidas de segurança.
Portanto, através dessa avaliação, o responsável pelo estabelecimento saberá quais medidas deverão ser tomadas, considerando as regras da organização, os equipamentos necessários e a criação da equipe responsável pela segurança.
Como escolher a empresa de segurança?
A escolha da empresa que irá cuidar e proteger seu patrimônio deve ocorrer de forma calma e sensata. Procure avaliar a organização e confira se ela é a certa para você confiar o seu patrimônio.
A prestadora de serviços terceirizados, Grupo Haganá, atua há mais de 21 anos no mercado de segurança, tecnologia e facilities (serviços gerais). Com o suporte de nossos funcionários treinados e qualificados em segurança patrimonial, seus bens materiais estarão em boas mãos!