O fim de ano é repleto de confraternização entre amigos, festas de réveillon e várias outras comemorações, mas sem o cuidado necessário, a proteção pessoal pode ficar fragilizada e ser alvo de ações maldosas e criminosas.
É comum, por exemplo, lermos e assistirmos notícias de crimes realizados durante as comemorações, em que são reportados inúmeros furtos e roubos a pertences pessoais.
Esses delitos, inclusive, ocorrem em diversos locais: praias, festas de rua e até mesmo em celebrações privadas, como em clubes.
Por isso, este conteúdo é uma ótima oportunidade para você aprender as principais recomendações de segurança para festas de final do ano.
Assim, poderá celebrar com seus familiares ou amigos com mais tranquilidade.
Vamos lá?
Dicas de segurança para festas de final de ano
EM CASA
No Brasil, é comum que as celebrações de final de ano ocorram nas próprias residências das famílias, até mesmo pela tradição de reunir todos em um ambiente conhecido.
Mas nem por isso a segurança deve ser deixada de lado.
É possível, sim, festejar o natal e ano novo na sua casa, porém com tranquilidade.
E as recomendações principais são:
- Confira seus equipamentos de segurança
Antes do dia da comemoração, certifique-se que seus sistema de segurança eletrônico – câmeras, alarmes, sensores – estejam funcionando perfeitamente.
- Evite ficar parado na frente da residência
Evite ficar em frente aos portões/portarias da sua residência, principalmente com bens materiais em mãos (celulares, carteiras, etc.).
- Confirme a identificação antes de liberar acesso
Mesmo em um dia de celebração, confirme sempre a identidade da visita antes de autorizar qualquer acesso.
- Momento da virada
Na hora da virada, prefira fazer a celebração dentro do ambiente residencial, pois é neste momento que criminosos podem aproveitar a euforia para atuarem.
Essas dicas são importantes para que nada estrague seu final de ano, ainda mais na sua própria casa. Siga elas corretamente e aproveite.
Agora, se decidiu aproveitar as festas de final de ano em um ambiente público, o cuidado deve ser redobrado.
Portanto, confira dicas de proteção para se proteger nesses locais.
AMBIENTE PÚBLICO
Tem gente que prefere aproveitar as festas de final de ano em locais abertos, como ruas e, principalmente, nas praias, já que por aqui é verão
Mas é possível, sim, se divertir nestes locais durante as festas de final de ano, porém é preciso muita atenção e prevenção, como:
Esteja atento(a) aos seus pertences a todo momento, pois os criminosos aproveitam para atuar em momentos de fragilidade
- Cuidado com seus bens
Mantenha seus pertences sempre próximos ao seu corpo, de preferência em pochetes ou doleiras.
- Não se distancie dos seus pertences
Na praia, nunca deixe seus pertences na areia, mesmo que por poucos instantes.
Se quiser ir ao mar, tenha com você uma bolsa impermeável e coloque seus objetos dentro.
Porém, se preferir, peça para que alguém que esteja com você reveze nos cuidados dos pertences; enquanto um aproveita o mar, outro cuida dos pertences.
- Busque locais vigiados e monitorados
Nas festas de rua, procure por locais monitorados por câmeras ou totens, e tenha a presença de policiamento.
- Registros no momento da virada
No momento da virada, tenha precaução para tirar fotos e gravar vídeos. Observe bem quem está ao seu redor e peça para um amigo/familiar estar de olho enquanto faz os cliques.
LOCAL FECHADO
As festas de fim de ano são marcadas também por celebrações intensas e muita diversão, especialmente em ambientes fechados, como clubes, boates e salões.
Contudo, ainda assim é necessário se precaver na entrada, dentro do local e após as comemorações encerraram.
Veja algumas dicas de segurança em festas de fim de ano:
- Fique atento ao seu redor: Observe as saídas de emergência, o comportamento das pessoas próximas e qualquer movimento suspeito no ambiente.
- Cuide do seu copo ou taça: Nunca deixe sua bebida desacompanhada. Isso reduz os riscos de adulteração e outros problemas relacionados à segurança.
- Evite exibir objetos de valor em público: Não fique nas ruas com pertences expostos, mesmo em clima festivo, para evitar chamar a atenção de criminosos.
- Procure ajuda ao perceber algo errado: Ao menor sinal de perigo, comunique imediatamente a equipe de segurança do local para que possam agir com rapidez.
- Evite tumultos: Não se envolva em brigas ou confusões e, se possível, mantenha a companhia de um amigo ou amiga durante toda a festa.
- Ao sair, fique em área segura: Ao final da festa, espere pelo transporte em áreas iluminadas e próximas à equipe de segurança do evento.
Tomar precauções simples pode fazer toda a diferença para garantir que as celebrações de fim de ano sejam lembradas apenas pelos bons momentos.
Priorize sempre sua segurança e a das pessoas ao seu redor!
Nenhum comentário