Segurança patrimonial é o conjunto de ações realizadas com o objetivo de prevenir ou diminuir os riscos em que empresas, instituições ou residências podem estar expostos no dia-a-dia, como incêndios, tentativas de assalto ou atos de vandalismos visando formar uma “camada de proteção” do patrimônio físico e humano desses ambientes.
Empresas especializadas nesse tipo de serviço atuam de maneira estratégica, unindo profissionais de diversas áreas (como agentes de segurança, bombeiros civis, controladores de acesso e etc) preparados para agir de maneira preventiva e reativa, utilizando tecnologias voltadas ao monitoramento e proteção do ambiente, além de aplicar políticas educativas visando ao aperfeiçoamento dos processos internos. Essas ações, trabalhadas em conjunto, ajudam a proporcionar um meio mais seguro.
Como a empresa de segurança patrimonial atuam?
Uma empresa de segurança patrimonial deve estar apta para realizar um monitoramento eficiente de possíveis riscos e, em caso de situações anormais, agir rapidamente e de maneira estratégica afim de minimizar possíveis danos ao ambiente e aos frequentadores do local.
Dessa forma, a empresa de segurança deve atuar em duas frentes: prevenção e ações efetivas para diminuição dos impactos caso alguma situação fuja do controle.
Quais fatores devem ser considerados ao contratar uma empresa de segurança patrimonial?
Ao contratar uma empresa de segurança o cliente deve se atentar aos seguintes pontos:
- Verificar se empresa possui autorização para atuar como prestadora de serviços de segurança privada e está em conformidade com as certificações exigidas pela Polícia Federal, órgão a que as empresas de segurança estão submetidas. Essa autorização é renovada anualmente. Para saber mais, visite a página oficial da Polícia Federal.
- Consultar o histórico de atuação, clientes atendidos e sua reputação no segmento.
- Certificar-se de que a empresa realiza uma estratégia de proteção direcionada e personalizada de acordo com cada ambiente, considerando suas particularidades e vulnerabilidades.
- Apurar se a empresa disponibiliza aos clientes tecnologias de monitoramento modernas e eficientes, já que os equipamentos são parte fundamental da estratégia de segurança quando integrados com profissionais habilitados.
- Questionar sobre os treinamentos aos quais os colaboradores são submetidos. O quadro deve ser composto por profissionais com treinamento e visão crítica tanto para analisar e prevenir riscos quanto para executar ações eficientes para minimizar os danos em situações fora da normalidade.
A Haganá conta com equipes especializadas em segurança patrimonial empresarial e residencial, escolta armada, entre outros serviços.
Entre em contato conosco e conheça os diferenciais da Haganá!