A guarita é considerada o centro da segurança de todo o condomínio e também é o local mais vulnerável à ação de bandidos. Cerca de 90% de todas as invasões iniciam neste local.
Para preservar a segurança do condomínio e dos funcionários, a guarita precisa estar instalada em um local que proporcione visibilidade total das principais entradas. A iluminação deve ser bem pensada, de forma que seja possível identificar quem está na entrada do prédio.
Além de profissionais capacitados, as instalações desses espaços devem ser adequadas e contar com equipamentos de segurança. Por exemplo, uma guarita bem projetada atender às normas de segurança e também às questões estéticas e de funcionalidade, e deve ser construída preferencialmente em alvenaria.
Características da guarita ideal
- Recuo mínimo de 3 metros de distância da divisa frontal do prédio;
- Deve ser elevada, no mínimo, em 2 metros de altura do nível da rua;
- A parte interna da guarita deve ser revestida com vidros blindados;
- O tamanho da guarita deve levar em consideração a quantidade de pessoas que lá trabalham;
- Deve conter película de proteção visual contribui para aumentar a segurança, assim ninguém consegue ver o que acontece dentro da guarita;
- Toda guarita deve conter um sanitário e com porta resistente, preferencialmente à prova de balas;
- O portão da frente deve ser bem iluminado, pois ajuda no trabalho de reconhecimento.
Além de ter uma guarita ideal e segura, outros fatores podem contribuir ainda mais para a segurança do empreendimento. O Haganá Fast Gate, o portão mais rápido do mundo, é uma dessas soluções.
Esse equipamento de proteção, pessoal e patrimonial, foi desenvolvido para impedir a ação de criminosos durante o processo de entrada e saída de veículos pelo portão de garagem convencional. É munido com sensores e componentes robóticos, que garantem uma alta precisão nos processos de abertura e fechamento, que são feitos em menos de um segundo! Quer saber mais sobre essa solução? Clique aqui.