A aplicação da inteligência artificial na segurança privada é o assunto da vez quando se fala em tendências tecnológicas.
Ainda mais agora que as IAs estão, finalmente, mais próximas do nosso dia a dia, seja nas pequenas tarefas, como no uso do ChatGPT para resumir textos, ou na proteção de ambientes, por exemplo.
Saiba como o uso dessa tecnologia, que veio para ficar e agregar, pode aumentar a proteção dos ambientes e ajudar os profissionais da segurança.
Mas antes entenda o que caracteriza uma inteligência artificial.
Veja a seguir!
O que é a inteligência artificial?
A Inteligência artificial, IA ou AI (Artificial Intelligence) é o desenvolvimento de sistemas que simulam a capacidade humana de adquirir conhecimento e aplicar esse conhecimento na prática.
Hoje em dia é aplicada de diversas formas para melhorar a experiência de clientes em mercados como telemarketing, atendimento online, educação, saúde e também na segurança.
Na prática, o sistema utiliza um dispositivo, por exemplo uma câmera, para captar informações, armazená-las e aprender com a informação armazenada, enriquecendo a experiência.
É o chamado “Deep learning”, que traduzido do inglês significa aprendizado profundo.
Um exemplo de aplicação que está em nosso dia a dia são os chats online com “robôs”, que conversam com o cliente como se fossem pessoas reais.
A aplicação da inteligência artificial também já chegou nas residências. A Internet das coisas invadiu as casas e hoje é possível controlar toda a sua casa com o celular.
Na proteção de empreendimentos, principalmente na triagem de acesso, a IA trouxe uma revolução, pois consegue processar grandes informações e fornecer respostas rápidas que ajudam a prevenir ações criminosas.
Para exemplificar melhor, veja a seguir como a inteligência artificial na segurança privada consegue aperfeiçoar a proteção dos ambientes.
As vantagens do uso da IA na segurança privada
Mais agilidade no controle de acesso
Os sistemas de segurança com IA podem reconhecer pessoas e tomar ações como liberar a passagem ou avisar o controlador de acesso sobre a necessidade de um novo cadastro.
Além disso, a IA auxilia a controlar o fluxo de pessoas em áreas restritas e reconhecer visitantes que já foram ao local.
É claro que o processo todo considera o cadastro do local e as particularidades de cada empreendimento.
Isso é possível porque a IA pode processar grandes volumes de dados e identificar padrões que seriam difíceis para os humanos detectarem.
Por exemplo, um sistema de segurança com inteligência artificial pode ser treinado para reconhecer os rostos dos funcionários de uma empresa.
Quando um funcionário se aproxima da área restrita, o sistema pode identificá-lo e liberar sua passagem automaticamente.
Isso elimina a necessidade de os funcionários mostrarem seus crachás ou digitarem senhas, o que pode economizar tempo e aumentar a segurança.
Identificar padrões de comportamentos de uma região
Identificar padrões de comportamentos de uma região é uma vantagem da inteligência artificial na segurança privada porque permite que os sistemas de segurança aprendam com dados históricos e identifiquem atividades suspeitas.
Então, um sistema de segurança com IA pode ser treinado para reconhecer padrões de comportamento criminoso, como assaltos ou invasões.
Quando o sistema detecta um comportamento que se assemelha a um desses padrões, ele pode alertar os responsáveis para que possam tomar medidas preventivas.
Isso pode ajudar a prevenir crimes e aumentar a segurança de uma região.
Prevenção a acidentes
Os sistemas de segurança com IA podem identificar riscos potenciais e alertar os responsáveis para que possam tomar medidas preventivas.
Sistemas como o Sigah, por exemplo, já utilizam a inteligência artificial na segurança.
Com ele, os dispositivos são capazes de reconhecer a pessoa e tomar uma ação, como por exemplo, liberar a passagem para aquela pessoa que já está cadastrada. Ou então, avisar o controlador de acesso que é necessário fazer um novo cadastro.
Não só isso!
Um sistema de segurança que utiliza inteligência artificial ainda pode ser capaz de liberar acessos específicos dentro de uma empresa, controlando o fluxo em áreas restritas e reconhecendo visitantes que já visitaram o local.
Outras soluções podem ser agregadas para alcançar um nível maior de segurança:
- Portaria remota;
- Rondas;
- Treinamento constante da equipe.
A inteligência artificial é uma forte aliada na melhoria dos serviços de segurança para condomínios, ampliando a cada dia sua capacidade de aplicação e operação.
Manter-se atualizado com as inovações tecnológicas é uma maneira de fortalecer o ambiente que você vive, frequenta ou cuida.
Quer mais dicas para deixar seu condomínio mais seguro? Veja aqui o que fazer!
Nenhum comentário