
Não é de hoje que a tecnologia é fundamental para aprimorar a proteção de ambientes, afinal, ela reduz falhas humanas, otimiza processos e é capaz de prevenir incidentes.
E nos últimos anos, a inovação ganhou força e se tornou mais presente em nossas rotinas, alcançando pessoas que antes não tinham contato com as novas tecnologias.
Quer alguns exemplos?
Drones realizando rondas perimetrais, câmeras inteligentes com reconhecimento facial e portarias remotas com controle de acesso à distância.
Tudo isso e mais já existe e podemos afirmar que: O futuro da segurança privada já chegou!
Neste conteúdo destacamos as principais tendências e de que forma elas moldam o futuro da segurança privada.
Continue a leitura!
Inteligência Artificial (IA) como protagonista
Em 2023, quando ganhou grande destaque, foi considerada a “Palavra do Ano”.
Em 2024, 74% das empresas adotaram essa inovação.
Hoje em dia, a inteligência artificial já se tornou fundamental e indispensável, principalmente na segurança privada.
Seu aprendizado profundo (Deep Learning) permite mais agilidade no controle de acesso, identificação de padrões de comportamento e alertas rápidos em casos de anormalidade.
Mas o futuro da segurança privada não para por aí!
Especialistas já apontam que os avanços das IA irão se aprimorar cada vez mais, identificando inúmeros dados em poucos segundos.
Entenda mais → A revolução da inteligência artificial na segurança privada
Uso de Big Data
Para fomentar a IA com informações valiosas, o Big Data entra em cena com um grande volume de dados importantes para a segurança privada, realizando um cruzamento de informações, organizadas e categorizadas.
Um exemplo prático disso é o uso de câmeras inteligentes instaladas na portaria de condomínios.
Esses dispositivos são capazes de reconhecer e identificar rostos, comparando-os com bancos de dados já existentes e previamente integrados.
A partir dessa análise, é possível extrair informações como:
- Histórico de visitas;
- Perfil comportamental;
- Padrões de movimentação;
- Frequência de acessos;
- Eventuais pendências com órgãos públicos.
Esse conjunto de informações permite decisões mais rápidas e preventivas, fortalecendo a proteção de patrimônios e indivíduos.
Proteção 360º
Se antes os ativos de proteção atuavam de forma isolada, no futuro da segurança privada isso é cada vez menos frequente.
Por quê? Pois se entende que é a integração entre pessoas, dispositivos e tecnologias que transforma a segurança em algo poderoso.
Dessa forma, um projeto de segurança estratégico irá contar com uma proteção 360º, que engloba todas as áreas de um empreendimento, interna e externa, com soluções personalizadas para cada necessidade, considerando pontos fortes e fracos.
Tudo isso de uma maneira em que o trabalho humano e a tecnologia atuam de forma complementar, aumentando a eficiência das operações.
Parceria com órgãos públicos
Segurança privada e pública andam juntas? Sim!
A colaboração ganha força no futuro da segurança, combinando o melhor de cada uma em prol de um objetivo comum: mais proteção às pessoas.
Nesse sentido, a segurança privada, graças aos investimentos em inovações de segurança e técnicas aprimoradas, consegue identificar rapidamente qualquer anormalidade.
Mas quando não é possível agir instantaneamente, encaminha às autoridades públicas informações detalhadas que servem de provas, como vídeos, fotos e identificação facial.
Valorização da mão de obra humana
Entretanto, o futuro da segurança privada não é 100% tecnologia.
O fator humano, a tratativa olho a olho e o atendimento cordial continuam tendo seu papel crucial na proteção de ambientes.
O que muda, no entanto, é que com todas essas tecnologias que cercam os profissionais, o trabalho de cada um será mais eficiente, com atuações rápidas e assertivas.
Viu só?
Tudo isso faz parte de um futuro que já está ao nosso alcance, com soluções inovadoras que proporcionam mais tranquilidade a todos, moradores, donos de estabelecimentos, funcionários e demais pessoas que desejam uma vida com mais proteção.
Gostou desse conteúdo?
Leia também → Tecnologias no controle de acesso: 6 soluções que todo condomínio precisa!
Nenhum comentário