Visando um futuro pensado na qualidade de vida em todos os setores da sociedade, as práticas ESG se tornaram fundamentais para as empresas responsáveis.
Hoje em dia, as preocupações das empresas vão além dos aspectos relacionados aos serviços e produtos que ela oferece. Dessa forma, é necessário que todos os procedimentos aplicados internamente, e também externamente, sejam baseados em 3 fatores essenciais. Você já sabe quais são?
Bom, para entender um pouco mais sobre esse conceito, continue a leitura!
O que é ESG?
ESG quer dizer Environmental, Social e Governance, que no português significa Ambiental, Social e Governança. Uma pequena sigla que possui um significado extremamente importante para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, do mundo todo. O termo surgiu entre um pacto global da ONU em parceria com o Banco Mundial e algumas instituições financeiras, em meados de 2004.
O documento estabelecia algumas práticas sustentáveis para integrar a ESG ao Mercado de Capitais. Porém, atualmente, a ESG se abrange para toda e qualquer tipo de empresa. Inclusive, um levantamento apontou que os investimentos em ESG devem alcançar 53 trilhões até 2025.
Mas, o que de fato isso significa?
A ESG é uma metodologia que indica métricas a serem utilizadas para avaliar a sustentabilidade ambiental, a gestão social e a governança corporativa. É uma maneira de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atua e todos os envolvidos. Sendo assim, cada letra refere-se a um cuidado específico que as empresas devem ter.
E (Ambiental) – Planejar ações baseadas na sustentabilidade, aplicando práticas que incentivam a redução dos impactos negativos ao meio ambiente, como:
- Redução dos gases do efeito estufa;
- Consumo consciente de água;
- Depositar os efluentes e os resíduos no local correto;
- Utilizar materiais reciclados;
- Digitalizar documentos para reduzir o uso de papel.
Isso são alguns dos elementos principais, mas não únicos, que uma empresa deve se atentar se quiser seguir a ESG à risca.
S (Social) – Aplicar atividades voltadas à comunidade externa e público interno (colaboradores, clientes e fornecedores), estimulando o desenvolvimento educacional, humano e social. Portanto, entre esses aspectos existem diretrizes recomendadas a serem seguidas pelas empresas, como, por exemplo:
- Política de inclusão social, igualdade de gênero, diversidade e conduta;
- Programas de saúde e bem-estar;
- Código de ética e conduta;
- Programas sociais e de acessibilidade;
- Contratação de PcDs.
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G (Governança) – Nortear boas práticas, não focando apenas no lucro da empresa, com diretrizes, normas e procedimentos nas gestões internas e externas para que isso ocorra. Tais ações terão foco em questões, como:
- Política anticorrupção;
- Valorizar a reputação e imagem no mercado da organização;
- Possuir uma hierarquia bem estabelecida, com posições e funções assertivas;
- Contratar funcionários e fornecedores terceirizados íntegros;
- Tratamento de colaboradores, terceiros, clientes, fornecedores e stakeholders, de forma justa e igual;
- Prestação de contas da atuação em todos os setores (financeiro, comercial, operacional, etc.).
Sabendo de tudo isso, precisamos salientar que o ESG deve ser cumprido rigorosamente, se preocupando sempre com todos que estão no ambiente de trabalho, mas também os de fora.
Por isso que a Haganá agora é certificada em ESG, reiterando o compromisso com o mercado em que atuamos, oferecendo transparência aos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e investidores.
Fazemos tudo isso com um guia de boas práticas que incluem políticas de inclusão, bem-estar, anticorrupção, igualdade de gênero, liderança e muito mais.
Quem contrata a Haganá, tem a garantia de saber que somos uma empresa que pensa no futuro.
Quer ter acesso às informações completas sobre nossa certificação? Confira a Cartilha ESG em nosso site!