Desde que a pandemia foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a necessidade de isolamento social se estabeleceu no país, foi possível perceber os reflexos da Covid-19 na sociedade. Seja na saúde, economia, forma de trabalho, na paralisação de diversas empresas em respeito à quarentena e também na segurança pública e privada.
As preocupações sobre o aumento da criminalidade se tornaram uma realidade. O isolamento social fez com que as ruas ficassem mais vazias, e isso resultou na diminuição dos crimes contra o patrimônio. Segundo a Secretária Pública, em São Paulo, entre 20 de março e 7 de abril de 2020 houve uma diminuição em 65% nos registros de furtos e de 40% nos roubos em geral. Além da redução nos roubos de carros (41,5%) e de cargas (31%).
Enquanto de um lado a situação melhora, do outro a preocupação cresce quando o foco se torna roubos em residências, comércios e empresas. Sem o movimento tradicional na cidade impulsionado pelos estabelecimentos, a proteção é a única solução para garantir que roubos e invasões não aconteçam. Pensando nisso, a Haganá separou algumas dicas para evitar situações de risco.
Proteja a residência
Por mais que neste momento todos estejam em casa, a residência é um ambiente vulnerável e com itens de valor. Invista na segurança residencial com câmeras de segurança, sensores luminosos de presença, cerca eletrificada e alarme sonoro de perímetro.
Prestadores de serviço e entregadores
Somente permita o acesso se o serviço foi realmente solicitado. Se você mora em apartamento, solicite previamente os dados do técnico e informe o nome da pessoa a portaria. No caso de entregadores de cargas especiais que necessitam obrigatoriamente entrar na residência, sempre consulte os dados junto à empresa contratante.
Cuidado com golpes
Diversos criminosos estão se aproveitando do momento atual para aplicar golpes. Em Brasília, assaltantes estavam se passando por “agentes de combate ao coronavírus”, e tentaram entrar em um apartamento.
Cuidado com pessoas tentando se passar por autoridades, equipes de vigilância sanitária, ambulâncias e corretores. Estes serviços não estão sendo efetuados e o acesso não deve ser permitido, a não ser que realmente tenha sido solicitado. Em casos parecidos como esse, sempre confirme em algum site oficial ou da empresa, se essa ação está realmente acontecendo.
Invista em segurança patrimonial
Para sua empresa ou comércio, ter uma segurança patrimonial é primordial. Esse tipo de serviço tem o objetivo prevenir, evitar ou reduzir os riscos e perdas causados por fatores externos, como furtos e roubos.
Ronda motorizada
Outra dica é aderir o serviço de ronda motorizada para proteção dentro do empreendimento, assim é possível prever riscos em todo perímetro, reforçar a segurança da entrada e saída de pessoas e veículos e, auxiliar diretamente nos processos de controle de acesso. O Grupo Haganá, ciente do seu papel na sociedade como uma empresa de serviços essenciais, continua firme com seu compromisso de zelar pela segurança de todos. Nosso maior objetivo é proteger você, sua família e seus negócios com soluções pensadas para o que você precisa.