17,5 mil motoristas tiveram seu carregamento roubado nas estradas brasileiras, durante o ano de 2014. Prejuízos para as empresas somam R$2 bilhões.
Não é de hoje que as empresas estão preocupadas com a integridade de seus motoristas e a segurança da carga, uma vez que os roubos de mercadorias durante a viagem têm aumentado consideravelmente nas rodovias de todo o país. Só o sudeste, a única região que acompanha por sistema os dados, concentra 85% dos casos.
Para tentar minimizar o perigo, algumas medidas podem ser adotadas:
- Evite trafegar em regiões perigosas e conhecidas pela ocorrência de roubos de cargas em horário noturno;
- Evite passar a noite em postos de parada desconhecidos e regiões perigosas;
- Caso seja necessário passar pelas áreas de perigo, combine com outros motoristas para que transitem em comboio na região;
- Evite dar carona a desconhecidos;
- Se observar atitudes suspeitas chame imediatamente a polícia;
- E o mais importante, não reaja. Sua vida é mais importante que bens materiais.
A empresa também pode optar pelo uso de equipamento rastreador veicular para acompanhar e monitorar o trajeto de seu funcionário, do começo ao fim da viagem.
Grupo Haganá
O Grupo Haganá foi fundado em 1997 e alia potencial humano com a mais avançada
tecnologia. O Grupo é composto pelas empresas Haganá Segurança, Haganá Eletrônica e Haganá Serviços Especiais e oferece um pacote completo de soluções de terceirização entre segurança pessoal, vigilantes, escolta armada, ronda, portaria, recepção, limpeza, bombeiros civil, monitoramento de alarmes e imagens, comercialização de equipamentos eletrônicos, controle de acesso e Haganá Vision/Antiarrastão e rastreamento veicular –Haganá Sat. O Grupo possui, também, uma filial na cidade do Rio de Janeiro onde oferece os serviços de segurança privada e terceirização de mão de obra.
O Grupo Haganá tornou-se uma organização completa e busca proteger e valorizar aquilo que considera ser o maior patrimônio de todos: a vida.