Terceirização é uma tendência já há algum tempo. Empresas de todo o mundo focam seus esforços em sua atividade principal, deixando a parte dos facilities para uma empresa terceirizada experiente.
Por conta da alta demanda, surgiram diversas soluções para terceirizar serviços. Segurança patrimonial, recepção e controle de acesso, limpeza, bombeiro civil e outras atividades, porém é preciso cuidado na contratação para evitar problemas futuros. Vamos explicar melhor nesse artigo.
O que é terceirização?
Para começar, terceirização de serviços é a prática de contratar outras empresas para fornecer atividades específicas. Anteriormente, as leis trabalhistas não permitiam que a atividade principal da empresa fosse terceirizada, definição que foi alterada com a nova lei da terceirização, de março de 2017.
A terceirização pode acontecer de forma externa, ou seja, nas dependências da empresa terceirizada contratada, ou interna, com o fornecimento de funcionários para efetuar os serviços na sede da contratante, tudo depende do contrato estabelecido entre as partes.
O processo de terceirização
Iniciar um processo de terceirização depende de diversos fatores. Caso o serviço em questão já seja prestado internamente por funcionário da empresa, é preciso resolver se será feita a realocação ou a rescisão de contrato. Caso seja um novo serviço, o processo inicia-se na definição do escopo dessa atividade, definindo a atividade e quais as atribuições dessa função. Então, é hora de encontrar a empresa terceirizada que irá gerir o serviço.
Por que buscar empresas terceirizadas?
Em alguns casos, empresas escolhem tornar pessoas físicas em PJ para prestar serviços terceirizados, acreditando, assim, que a economia será maior e o serviço será oferecido da mesma forma. Ou mesmo optam por contratar empresas pouco conhecidas ou com menos experiência. Normalmente, quem escolhe esse caminho, ignora os riscos que envolvem a contratação de uma empresa sem a estrutura adequada que garante a eficiência do serviço prestado, por exemplo:
- Reposição de colaborador nos dias de falta
- Garantia das leis de contratação do colaborador sem ônus para a contratante
- Gerenciamento do serviço por especialistas
- Treinamentos especializados
- Tempo e experiência para seleção do profissional
Uma empresa terceirizada experiente tomará todas as precauções para que o cliente não corra riscos com seus colaboradores. No fim das contas, a economia maior é feita com a certeza de que um serviço de qualidade está sendo entregue, com a preservação do cliente e sem passivos trabalhistas.
Como selecionar a empresa terceirizada
É importante atentar-se para alguns pontos ao escolher uma empresa para prestar serviços terceirizados.
- Pesquise o histórico e experiência da empresa terceirizada.
- Não deixe de conversar com referências comerciais da empresa terceirizada para confirmar veracidade
das informações e qualidade dos serviços. - Verifique registros e certidões da empresa.
- Observe as regulamentações para a função definida e solicite os documentos necessários para o
desenvolvimento do serviço. - Na dúvida, não deixe de questionar esclarecimentos sobre o contrato de serviços.
A Lei da Terceirização
Em março de 2017 entrou em vigor a nova resolução, lei no 13.429 que permeia as relações entre empresas prestadoras de serviço terceirizado. Essa lei modificou essas relações e definiu novas diretrizes para a contratação de empresas que fornecem serviços terceirizados ou facilities. É importante atentar-se para as mudanças e detalhes dessa lei para evitar surpresas durante a contratação de empresa terceirizada.
Como citado, a partir dessa lei, a atividade-fim da empresa pode ser terceirizada. Uma importante mudança também é que a empresa de serviços terceirizados deve comprovar um capital social mínimo, de acordo com a quantidade de funcionários. Isso garante ainda mais segurança para quem contrata.
Para ajudar no entendimento de todos esses pontos, preparamos uma cartilha que resume a nova lei da terceirização que você pode baixar clicando aqui.