Para promover um ambiente inclusivo, é importante que a empresa e todos que trabalham nela estejam preparados para recebê-las desde o primeiro momento. Sendo assim, existem algumas dicas e práticas que nós podemos fazer para ajudar a rotina dessas pessoas no dia a dia.
O Grupo Haganá como empresa que apoia a inclusão, irá fornecer uma série de cuidados que precisamos ter para prestar ajuda da forma correta.
Continue a leitura para entender um pouco mais!
(Re)conhecer cada deficiência e dificuldade
As pessoas precisam conhecer as particularidades de cada tipo de deficiência, e estarem dispostos a fornecerem todo o suporte necessário. As deficiências não são iguais, ser respeitoso com cada uma é fundamental para a inclusão.
Existem alguns tipos de deficiência, são eles:
- Física;
- Visual;
- Auditiva;
- Intelectual;
- Psicossocial;
- Deficiência múltipla.
Além disso, existem pessoas com mobilidade reduzida e os idosos – que não se enquadram como deficientes – mas que necessitam de suporte também.
Não seja invasivo
Uma pessoa com deficiência, idosa ou mobilidade reduzida, sabe quais são os seus limites e muitas delas solicitará sua ajuda quando for necessário. Sendo assim, não seja invasivo tocando nos objetos sem permissão que fazem parte deles (bengalas, muletas e cadeiras de rodas).
Seja paciente e solícito
Para pessoas com deficiência visual, por exemplo, esteja disposto a avisar sobre degraus e desníveis na calçada, caminhar em um ritmo mais lento e fornecer informações de direções mais detalhadas.
Se a pessoa estiver acompanhada de um cão-guia, é importante não distraí-lo, pois ele está em seu momento de trabalho.
Para os cadeirantes, quando for solicitado a sua ajuda, manuseie a cadeira de rodas com cuidado, tomando cuidado nas curvas. Ao falar com um cadeirante, é importante se agachar ao mesmo nível dos olhos dele.
Quando pessoas surdas ou com deficiência auditiva estiverem acompanhadas de um intérprete, dirija-se a elas e não ao intérprete. Aprender LIBRAS pode ser uma ótima maneira para se comunicar com elas.
Para as pessoas com mobilidade reduzida, idosos e PcDs que precisam do seu apoio físico, deixe que ela guie qual é a melhor forma de conduzi-la.
Essas são algumas dicas principais, mas existem outras que você pode fazer realizando um treinamento completo.
Quer saber mais informações sobre como ajudar?
Para quem já é funcionário, disponibilizamos aos colaboradores o “Treinamento Atitude Acessível” do Guia de Rodas. Com ele é possível aperfeiçoar as práticas de acessibilidade, com um treinamento completo voltado para ajudar pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Se você é PcD, ou conhece alguém que seja, o Grupo Haganá fornece diversas oportunidades de emprego em nossa empresa, para vários setores e ramos de atuação, exclusivamente para vocês.
Se quiser fazer parte, entre em contato conosco e envie seu currículo.
A inclusão faz a força.