Não fazem 20 anos desde que cidadãos contavam apenas com o sistema de segurança pública para proteção Pessoal e Patrimonial. Já hoje, temos algumas empresas especializadas em Segurança Terceirizada, que oferecem um novo conceito em segurança, que é baseado no uso de equipamentos modernos e equipes qualificadas. No entanto, nos últimos anos, tem-se falado muito em Segurança Colaborativa, na qual o cidadão e a sociedade têm participação efetiva.
E é sobre este assunto que abordaremos neste post da Haganá. Leia mais!
Uma iniciativa disruptiva em prol da sociedade
Em muitas cidades, é possível observar em ruas e bairros faixas indicando que a região conta com Segurança Colaborativa. Se você já viu uma faixa assim, pode ter ficado um tanto quanto curioso.
Segurança Colaborativa é uma alternativa para segurança pública, que conta com os moradores para torná la mais eficiente. Isso é possível porque existem diversos instrumentos presentes na região para realizar o Monitoramento.
Isso é possível, porque, cada vez mais as pessoas estão conectadas à internet e à dispositivos móveis e de segurança privada.
Ou seja, essa “rede de proteção” gera benefícios para todos, mas não é feita de forma isolada. Afinal, a Segurança Colaborativa pode ser integrada tanto ao sistema público quanto à empresas terceirizadas de segurança, que darão suporte essencial na gestão da segurança.
Como é feita a segurança colaborativa?
Em resumo ela é um conjunto de ações e medidas de vigilância que envolvem a sociedade. Atualmente, já existem alguns projetos que convocam os moradores de um bairro ou região para compartilharem seus circuitos de vigilância,
E assim, é possível ampliar e fortalecer a rede de monitoramento do local.
São usadas ferramentas que permitem o acesso remoto às câmeras de segurança corporativas e residenciais. Tudo feito com a autorização dos moradores.
Essa tecnologia também ajuda na filtragem, análise e interpretação das imagens por parte do poder público.
Achou interessante o conceito de Segurança Colaborativa e quer saber como você pode aplicar ele em sua região? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o assunto!