São Paulo é o estado com maior frota de carros da América Latina. São cerca de 27 milhões de veículos, segundo o Detran do Estado
Só na capital, o número alcança quase oito milhões. O número de carros da capital paulista é o dobro do número de habitantes do nosso vizinho, o Uruguai. Se colocados em linha, os veículos passariam de 42 mil quilômetros.
Tamanha quantidade de veículos enfrenta não somente problemas no trânsito da megalópole, mas também encara um alto índice de roubos e furtos. Mais de 20% de todos os assaltos realizados no Estado de São Paulo são de veículos. Os dados, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apontam que 22,51% das infrações reportadas ao Registro Digital de Ocorrências (RDO) em fevereiro deste ano foram dessa natureza. Os assaltos e furtos a veículos só são menores do que os realizados a transeuntes, índice que atinge 50,92%.
Para aumentar sua segurança no trânsito, o Grupo Haganá separou algumas dicas simples que inibem a ação de criminosos contra seu veículo e, consequentemente, sua vida.
- Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada.
- Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.
- Não havendo estacionamento privado, procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
- Não deixe embrulhos, roupas, pacotes e valises à vista, dentro do carro. Isso atrai os ladrões.
- Evite permanecer dentro do carro, principalmente à noite e em locais ermos..
- Não dê caronas para estranhos.
- Não pare para discutir manobras de trânsito como “fechadas”. É comum que ladrões provoquem situações, só para assaltar.
- Procure transitar com vidros fechados, sempre que possível, e com as portas travadas.
- Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem “milagrosamente” para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira patrulha policial que cruzar por você.
- Utilize equipamentos modernos de segurança como bloqueadores, localizadores e rastreadores.
- Opte por estacionamentos em que é possível trancar o carro e levar as chaves.
- E caso você seja rendido por criminosos, procure manter a calma e não reaja.
Adotar medidas de prevenção é sempre o melhor caminho para evitar que situações desagradáveis estraguem o seu dia a dia.
Grupo Haganá
O Grupo Haganá foi fundado em 1997 e alia potencial humano com a mais avançada tecnologia. O Grupo é composto pelas empresas Haganá Segurança, Haganá Eletrônica e Haganá Serviços Especiais e oferece um pacote completo de soluções de terceirização entre segurança pessoal, vigilantes, escolta armada, ronda, portaria, recepção, limpeza, bombeiros civil, monitoramento de alarmes e imagens, comercialização de equipamentos eletrônicos, controle de acesso e Haganá Vision/Antiarrastão e rastreamento veicular – Haganá Sat.
O Grupo Haganá tornou-se uma organização completa e caminha para proteger e valorizar aquilo que considera ser o maior patrimônio de todos: a vida.